Home » Sem categoria » Sálvia!

Sálvia!

A Sálvia officinalis é uma planta perene muito utilizada desde a antiguidade. Pertence a família Lamiacea, a mesma das mentas.

É muito utilizada na culinária do mundo todo em massas, queijos, peixes e carnes e para aromatizar vinagres, manteiga e vinhos.

Na fitoterapia ela tem diversos usos:

Seu cataplasma é usado para aliviar picadas de insetos;

Na água de enxágüe dos cabelos é usada para controle da caspa e para restaurar a cor dos grisalhos;

Sua infusão utilizada na forma de inalação ou gargarejos desinflama e hidrata a garganta e mucosa da boca em casos de processo irritativo, pois é rica em flavonóides e mucilagens;

É comumente usada na escovação dentária, pois é refrescante e atua como clareador natural;

Atua como reguladora do ciclo menstrual e de sintomas da menopausa devido as substâncias estrogênicas que fazem parte de seus componentes químicos;

Tradicionalmente é associada à longevidade e estudos recentes lhe atribuem a capacidade de diminuir o progresso do Mal de Alzheimer.

Queimada na forma de incenso ou usada como aromatizador de ambientes é conhecida desde a antiguidade como um poderoso purificador de energias negativas.

É uma erva de fácil cultivo e cuidados, que pode ser semeada até mesmo em pequenos espaços, para ser utilizada fresca sempre que for necessário.

Gosta de sol pleno e não necessita muitas regas. A poda deve ser feita depois das florações, e suas folhas podem ser colhidas o ano todo para uso tanto culinário quanto medicinal.

Manteiga de sálvia

Use 5 folhas da erva para cada colher de manteiga sem sal. Coloque a erva fresca num pilão junto com um pouquinho de sal e dois dentes de alho. Amasse bem e depois junte à manteiga. Misture e quando estive bem incorporado, guarde em um recipiente bem fechado e pode congelar e usar aos poucos.

Você pode passar no pão e levar a assar, usar sobre massas, carnes ou como preferir.

Imagem1

 

 

 

Patricia Gazzanelli Mc Carthy é bióloga e guia de turismo.  Trabalhou por dez anos como educadora ambiental e guia de turismo cultural e ecológico e atualmente é gestora do Parque da Barragem na Orla da Represa Guarapiranga.

 

About Receitas de Viver

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes