Home » Sem categoria » Implantação de hortas suspensas e em vasos!

Implantação de hortas suspensas e em vasos!

Vim falando nos últimos textos sobre implantação de pequenas hortas caseiras, pois então: estas são para quem realmente não tem espaço em casa!

Com vasos, nós podemos montar uma pequena horta em qualquer cantinho, e até mesmo suspensa.

Vou dar o exemplo de duas que implantei na sacada do meu apartamento.São bem pequenas, mas nelas tenho 10 espécies diferentes de ervas e hortaliças:

h1

h2

Para a horta suspensa:

Garrafas de 5 litros de água

Manta geotérmica (bidim) – você encontra em lojas para jardinagem

Adubo orgânico

Primeiro você deve fazer os recortes na garrafa no formato que quiser e que será necessário para sua plantinha poder crescer. Não esqueça de fazer furos no fundo da garrafa para escoar a água. Depois coloque uma camada de pedriscos, para ajudar na drenagem da água de rega.

h5

Depois corte a manta de bidim para encaixar na garrafa cobrindo as pedras. Ela vai evitar que a terra  e adubo escorram pelos furos no fundo da garrafa e ainda vai ajudar na drenagem do vaso mantendo a terra úmida.

h6

Agora preencha o vaso com adubo orgânico e plante a muda que você escolheu. Depois é só amarrar a tampinha de uma das garrafas no fundo da outra. Eu usei fitilho pra amarrar, mas pode ser com sisal ou outro material que você prefira. Dá pra usar várias garrafas!

h3

Nesta horta tenho morangos, sálvia, capuchinha e orégano!

Para a outra horta usei um caixote de madeira destes de feira, e pintei pra ficar mais legal. Usei a manta de bidim para ajudar a drenar a água e não deixar escapar a terra e adubo orgânico.

Como aqui as plantas vão ficar juntas, é bom escolher espécies favoráveis entre si, pois existem algumas que não se dão juntas, ou seja, competem pelos mesmos nutrientes do solo e exigem condições diferentes de rega e exposição ao sol.

h4

Atualmente tenho juntos manjericão, alecrim, cebolinha, tomates, ervilhas e um açafrão da terra intrometido!

Nesta sacada tenho também um vaso médio de barro com meus chás: hortelã, melissa, capim limão e malva.

Ou seja, falta de espaço não deve ser um impedimento para termos sempre a mão algumas ervas fresquinhas que vão fazer a diferença na nossa cozinha. Basta usar a criatividade!

Imagem1

 

 

 

 

Patricia Gazzanelli Mc Carthy é bióloga e guia de turismo.  Trabalhou por dez anos como educadora ambiental e guia de turismo cultural e ecológico e atualmente é gestora do Parque da Barragem na Orla da Represa Guarapiranga.

About Receitas de Viver

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes