Home » Sem categoria » Implantação de espirais de ervas

Implantação de espirais de ervas

Outra ótima alternativa para uma produção com variedade de ervas em pequenos espaços é a implantação de espirais de ervas.

Para implantar esse tipo de horta, você deve escolher o local, separar o material que será utilizado que podem ser telhas, madeira, tijolos, bambú ou outro material que você tenha disponível e marcar no local o desenho de sua espiral com aproximadamente 1,5m de diâmetro.

Com estas etapas prontas, comece a formar sua espiral: de fora para dentro, mais baixo em volta e antes de fechar o círculo de fora, continue subindo em direção ao centro até terminar o seu desenho.

Conforme vai subindo, é só ir enchendo sua espiral com uma mistura de terra vegetal e composto orgânico previamente produzido.

man2

O interessante nessa horta, é que em um espaço muito pequeno, podemos ter uma variedade grande de ervas. E o melhor, ervas com necessidades diferentes (de luz e umidade por ex.) mas que devido ao formato em espiral da horta convivem muito bem e em equilíbrio umas com as outras.

No topo da espiral devemos colocar as ervas que necessitam mais luz e menos umidade, como por exemplo alecrim, arruda, pimenta e sálvia. Na base da espiral colocamos as ervas que precisam de mais umidade, como hortelã, capuchinha e coentro. Já nas laterais, um lado vai estar sombreado pelas ervas que estão no topo, enquanto o outro ficará mais exposto ao sol. Aí podemos colocar ervas que convivam melhor com menos luz, como é o caso da losna e o estragão.

man3

Desta forma, criamos num pequeno espaço, uma grande diversidade de condições e pequenos micro habitats, onde diferentes espécies serão posicionadas dependendo de sua preferência por água sol ou sombra.

Pequenininha, fácil de cuidar, muito útil devido à grande variedade de espécies e lindíssima!

man4

Eu ainda vou ter uma dessas, e você?

Imagem1

Patricia Gazzanelli Mc Carthy é bióloga e guia de turismo. Trabalhou por dez anos como educadora ambiental e guia de turismo cultural e ecológico e atualmente é gestora do Parque da Barragem na Orla da Represa Guarapiranga.

About Receitas de Viver

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes