Home » Sem categoria » #Ilovealifer (Nº4) – chickaree – Tamiasciurus hudsonicus

#Ilovealifer (Nº4) – chickaree – Tamiasciurus hudsonicus

Entre os animais que mais aprecio observar estão os Esquilos, Serelepes ou Caxinguelês como dizem por ai. Sempre procuro por eles.
Não temos muitas espécies no Brasil, porém existem várias espécies pelo mundo. A maioria nas zonas de climas temperado, tropical e em outras zonas de clima frio.
No Brasil, eles vivem em áreas de floresta da Amazônia e remanescentes da Mata Atlântica e, felizmente, não estão ameaçados de extinção. As diversas espécies de esquilos das nossas florestas têm grandes olhos e orelhas pequenas, com pelagem macia e cauda peluda e longa.

Em uma de minhas expedições a PARQUES NACIONAIS AMERICANOS, passei pelo YELOWSTONE NATIONAL PARK. Um exemplo de parque. Foi o primeiro parque de conservação e recreação do mundo, fundado em 1870. Em sua principal entrada, um lindo arco de pedras com uma placa onde podemos ler a seguinte frase: “ FOR THE BENEFIT AND ENJOYMENT OF PEOPLE” (para que as pessoas se beneficiem e aproveitem).

roseveld yellowstone (1)

Eu estava fazendo uma trilha rodeando um lago, armado com minha câmera à caça de LIFERS*. Sempre com os olhos e ouvidos atentos à qualquer movimentação. Depois de vários clicks, vejo uma família caminhando, rindo e observando algo curioso… Seguindo meu faro, vou verificar o que é. Esquilos – chickaree – Tamiasciurus hudsonicus. Meu coração acelerou na hora. Eu estava diante da emoção que tanto persigo e que mais uma vez contagiava meu corpo. Os esquilos estavam super eufóricos. Subiam e desciam da árvore com tanta rapidez que eu nem conseguia contá-los. Percebi que era um ritual de acasalamento quando ouço um dos observadores dizer entre gargalhadas. “Nossa, só tinha visto isto em filme!”
Os esquilos alternavam corridas frenéticas e paradas para copular…Enfim eu pude contá-los. Tinha um, dois… três? Peguei a maquina e entre corre-corres e paradinhas safadas, um clique. Falhei… Estava sem luz, perdi o momento. Eu também estava eufórico. Feliz por presenciar aquele momento e triste por não ter conseguido registrá-lo ainda. Eles continuavam seus graciosos sobe-e-desces e entra-e-sais quando param mais uma vez. Finalmente eu consigo um bom clique, com bom ajuste e luz e foco.
Realmente eram três copulando ao mesmo tempo… Que inusitado! Que especial. Mais um momento único captado pelos meus olhos e pelas lentes da minha câmera fotográfica tão companheira.

chickaree Tamiasciurus hudsonicus
Colecione LIFERs, uma atividade que podemos realizar diariamente indo para casa ou ao trabalho, sempre há aves ou outros animais por onde passamos, observe, aprecie.
* Lifers é como são chamados os animais que um observador avista pela primeira vez na vida.

Em breve cotarei mais histórias sobre LIFERs e minhas expedições a busca de imagens da vida silvestre.

fred7

Fred Crema trabalha com turismo de natureza desde 1992 . Amante convicto da natureza, diz que a observação nos traz um aprendizado diário, portanto acredita na transformação do ser humano através do contato com a natureza.

About Receitas de Viver

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes