Home » Sem categoria » ABACAXI…ABACAXIZEIRO!

ABACAXI…ABACAXIZEIRO!

O abacaxi – Ananas comosus – é uma bromeliácea e pode ser facilmente plantado em sua horta em casa.

Segue o passo a passo do plantio do abacaxi:

Depois de comer seu abacaxi (hummm) separe a coroa com um pequeno pedaço embaixo, é aí aonde vão se desenvolver as raízes!

Abacaxi1

Coloque a coroa dentro de um recipiente com água. Tome cuidado para a água cobrir somente a base da coroa, senão pode apodrecer sua muda. Ahhh e troque a água diariamente para que ela não fique parada ok!

abacaxi2

Depois de alguns dias você vai notar o aparecimento das primeiras raízes!

abacaxi3

Aí é só transplantar para a terra. Pode ser num vaso ou diretamente num canteiro se tiver espaço no quintal!

abacaxi4

E então depois de alguns meses de paciência e cuidados……

abacaxi5

Para colher seu abacaxi você deve observar quando a casca estiver passando do verde para o amarelo, aí corte a haste uns 5 cm abaixo do fruto.

Outras dicas ;)

Do fruto usamos tudo. Além de saborear sua polpa, plantar a coroa para produzir outros frutos, podemos usar a casca para fazer chá, que é uma delícia (lembre de lavar bem as cascas antes de ferver!).

O abacaxi é rico em bromelina, um princípio ativo fitoterápico excelente para gripes, tosse e problemas respiratórios. Você pode usar as cascas do abacaxi para fazer um xarope que pode ser usado por toda família, inclusive para adoçar sucos:

 

Xarope de Bromelina para tosse com catarro 

Lave e pique bem as cascas de um abacaxi (melhor se for orgânico).

Leve a ferver com 1 litro de água em panela tampada. Lembre-se de não usar panelas de alumínio para isso, as melhores são de barro, ferro, vidro ou inox. Desligue depois de 15 minutos de fervura em fogo brando.

Retire as cascas e adicione meio quilo de açúcar – aqui você pode optar por usar o açúcar refinado, que deixa a consistência mais grossa como um xarope mesmo ou usar o açúcar cristal ou mascavo que é o que eu prefiro, o xarope não engrossa muito, fica mais ralinho.

Leve novamente ao fogo brando e deixe reduzir até tomar a consistência de xarope, geralmente leva mais uns 15 minutos.

Após esfriar coloque em um frasco de vidro esterilizado e guarde na geladeira por até 1 mês.

Tome uma colher das de sopa a cada 6 horas ou use para adoçar os sucos. Para crianças usar como medida uma colher de sobremesa a cada 6 horas.

Pati Nova

Patricia Mc Carthy é bióloga e educadora ambiental.

About Receitas de Viver

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes